quinta-feira, 8 de julho de 2010

Casamento gay no estrangeiro não reconhecido em Portugal


João é um português que casou com outro homem na Bélgica em 2006. Agora, que Portugal permite o casamento de homossexuais, está a tentar que a sua união seja reconhecida, mas as autoridades recusam, alegando que a lei não é retroactiva.

"Continuo casado na Bélgica e solteiro em Portugal", contou João à Agência Lusa, revoltado com esta situação que, pelos vistos, não foi contemplada na Lei 9/2010 sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, em vigor desde 31 de Maio.

Este português casou com um belga em 2006 e, para o Estado português, continuou solteiro, uma vez que Portugal não reconhecia esta união.

Após a aprovação da lei, João tratou de saber o que era necessário para ver a sua união reconhecida em Portugal, tendo para tal informando-se junto do Consulado português.

Inicialmente, João não encontrou qualquer obstáculo a este pedido e foi reunir a papelada, entre a qual a ata do casamento na Bélgica, a certidão do nascimento do cônjuge belga e o contrato de separação de bens traduzido de francês para português.

Fonte: Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Online!