segunda-feira, 28 de junho de 2010

Hoje é o Dia do Orgulho Gay, sabe por quê?


Bees, hoje é o Dia do Orgulho Gay, mas você sabe por quê? Sabe por quê sai toda montada pra Parada Gay? Se não sabe, dá uma olhadinha e reflita bunita...

POR QUE UM DIA DA CONSCIÊNCIA HOMOSSEXUAL?

Os gays lutaram duro para ter um dia no ano. Tudo começou em 28 de junho l969, em Nova York, quando os homossexuais, cansados de apanhar da polícia, que toda noite invadia seus espaços de lazer, reagiram e ganharam a batalha contra a prepotência policial. Nos anos seguintes, os homossexuais do mundo inteiro adotaram 28 de junho como o "Dia do Orgulho Gay", também chamado de Dia da Consciência Homossexual. Nas principais cidades do mundo os gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes enchem as ruas proclamando: É legal ser homossexual! Em S. Francisco, Nova York, nas principais cidades do Canadá e da Europa, autoridades e políticos se juntam a milhões de homossexuais que saem às ruas para defender seus direitos de cidadania. No Brasil, desde 1981 o Grupo Gay da Bahia comemora esta data, e nos últimos anos, as paradas GLBT se espalharam pelo resto do país. A Orgulho Gay de S. Paulo já reuniu um milhão pessoas, mais de 300 mil no Rio de Janeiro, 30 mil em Salvador.

POR QUE NÃO TER VERGONHA DE SER E DEFENDER O HOMOSSEXUAL?

A livre orientação sexual é um direito inalienável de todo ser humano, seja homossexual, bissexual ou heterossexual. Ser homossexual não é doença: desde l985 o Conselho Federal de Medicina, desde 1993 a Organização Mundial da Saúde e desde 1999, o Conselho Federal de Psicologia excluíram a homossexualidade da classificação de doenças. Ser homossexual não é crime e teólogos modernos defendem que o amor entre pessoas do mesmo sexo não é pecado. A discriminação sim é proibida pela Constituição. Auto-estima e afirmação identitária são fundamentais para que os gays saiam do armário!

O QUE QUEREM OS HOMOSSEXUAIS?

O povo GLBT quer simplesmente ser tratado como ser humano, com os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos. Queremos cidadania! Os gays não desejam mudar a orientação sexual de ninguém mas também não aceitam que queiram "curá-los" ou "convertê-los" - do mesmo modo como os negros e índios lutam para que sejam respeitados na sua especificidade pluri-cultural. Neste Dia Mundial do Orgulho Gay e Consciência Homossexual, em todo o Brasil, nas Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas e em Brasília, estão sendo lidos discursos como este, rompendo a conspiração do silêncio e do ostracismo que até hoje paira contra mais de 17 milhões de cidadãos e cidadãs homossexuais, cujo único "pecado" é amarem seus semelhantes. Que chegue logo o dia em que não mais seja necessário que os negros, índios, homossexuais e mulheres tenham apenas um dia especial no ano para denunciar o preconceito e discriminação de que são vítimas. Que nos unamos contra o preconceito e a homofobia para que seja logo realidade o que nossa Constituição Cidadã prognosticou em seu Artigo 3o : "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária, promovendo o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."

Fonte: Grupo Gay da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Online!