segunda-feira, 28 de junho de 2010

‘Toy Story 3’ acusado de sexismo e homofobia

A revista Ms, uma das mais importantes publicações feministas norte-americanas, aponta o dedo à postura de Ken, o famoso namorado da boneca Barbie, que ganha protagonismo nesta aventura da Pixar. Além disso, a mesma revista fez as contas e criticou o facto do filme ter uma média de sete personagens masculinas para uma feminina, sendo que as mulheres presentes na história são “descritas de forma negativa”, seja na postura da criança Andy, o dono de Woody e de outros brinquedos, com a sua mãe, seja no perfil "demasiado emocional" da boneca Barbie.

As críticas a Toy Story 3 não ficam por aqui: a Ms insurge-se contra o facto de Barbie ser apelidada de ‘traidora’ por deixar o seu grupo de amigas para ir viver com Ken numa mansão de sonho.

“Comparando homofobia com misoginia, as piadas sobre Ken sugerem que as piores coisas que um rapaz pode ser são ser uma rapariga ou um homossexual”, escreve a mesma revista. As vozes de protesto referem que a Pixar aposta numa visão “heterocêntrica” e que o fenómeno não é de agora. Embora reconheça que o filme é “divertido” e “inteligente”, a Ms acrescenta que a produtora dá uma visão “de raça branca e de classe média” do Mundo em Toy Story 3.

A Pixar não comenta as críticas e a longa-metragem, filmada em 3D, facturou bastante no primeiro fim-de-semana nas salas norte-americanas: 89,2 milhões de euros. É a melhor estreia de sempre de um filme animado e a melhor de uma produção estreada em Junho.

Toy Story 3 chega às salas nacionais a 29 de Julho.

A Casa Rosa diz: eu acho que o Ken tinha era que ficar com o Woody e fazer uma versão tipo, O Segredo de Toy Story Mountain (A LOKA)!

Fonte: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Online!