quarta-feira, 30 de junho de 2010

PM islandesa é 1ª homossexual a casar-se segundo nova lei

A primeira ministra islandesa, Johanna Sigurdardottir, casou-se na segunda feira com a sua companheira, no dia em que entrou em vigor a lei que legaliza os casamentos homossexuais no país.

Segundo a radiotelevisão islandesa RUV, citada pela agência noticiosa francesa AFP, a líder do Governo casou-se com Jonina Leosdottir, após um pedido da transformação da sua união civil em casamento, em conformidade com a lei.

Nenhuma cerimónia particular teve lugar, acrescentou a RUV.

O parlamento de Reiquejavique adoptou por unanimidade no passado dia 12 a legalização do casamento homossexual, lei que entrou hoje em vigor.

Até hoje, os casais homossexuais podiam unir-se legalmente e beneficiar dos mesmos direitos que os heterossexuais, mas a união não era um verdadeiro casamento.

Os casais que usufruiam já da união civil, como Johanna Sigurdardottir e Jonina Leosdottir, devem agora pedir uma validação da sua união que significa que estão casadas.
Sigurdardottir que chegou ao poder no ano passado e que vivia há vários anos com Jonina Leosdottir, é a primeira chefe de Governo abertamente homossexual.

A Casa Rosa diz: viram bees, por que é importante ter nossos representantes no governo! É um passo para começar a arrumar as coisas e ter nossos direitos! Oin!! Quero me casar também!!! Já me imagino no meu terninho Gucci..... Que foi? Eu sou podê meu amô!

Fonte: Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Online!